MEMÓRIA E ARTE: RECUPERANDO O PASSADO E FAZENDO HISTÓRIA


Notícia Geral, de toda esta Capitania da Bahia, desde o seu descobrimento, até o presente ano de 1759 é uma obra baseada nos primeiros documentos da história brasileira e uma apresentação de grande número de documentos coligidos e oferecidos à luz, no ano de 1759, por José Antônio Caldas, um dos grandes vultos da engenharia colonial. O documento em questão descreve Salvador em meados do século XVIII como a “Potentisima Capitania da Bahia” através da descrição minuciosa dos três poderes: Eclesiástico, Civil e Militar.

Em função das características do documento trabalhado, e considerando a diversidade de públicos a que poderá interessar, optou-se por realizar uma edição de semidiplomática, na qual se conservam as principais características textuais do documento. As plantas e mapas que acompanham o documento foram inseridas na presente edição em facsímiles em grandes formatos.


Manuscritos do Antigo Recolhimento dos Humildes: documentos de uma história apresenta documentos referentes à fundação do Recolhimento dos Humildes (hoje Congregação de Nossa Senhora dos Humildes) no séc. XVIII, em Santo Amaro da Purificação. Reconhecendo a importância do acervo documental da instituição e a importância desta para a história do desenvolvimento da região, foi preparada uma edição semidiplomática de 104 documentos datados entre 1792 e 1940, todos manuscritos, originais e autógrafos, testemunhos únicos da história e fontes primárias que poderão subsidiar diversos estudos. Neles se podem ver doações feitas por importantes personalidades da região para criar o patrimônio do Recolhimento; querelas judiciais referentes ao patrimônio da instituição, documentos referentes à história pessoal de algumas recolhidas, documentação de trâmites da burocracia eclesiástica para fundação de casas religiosas dessa natureza, etc.
Os interessados em adquirir exemplares poderão solicitá-los através do e-mail memoriaearte@gmail.com