Lançamento da SEP 92



Após realizar uma noite de autógrafos da Panorama Cultural da Bahia Contemporânea em Feira de Santana, a Superintendência de Estudos Econômicos e Sócias da Bahia (SEI), oficialmente, promove o lançamento da publicação em Salvador, uma parceria com a Secretaria de Cultura do estado (Secult). O evento acontece às 19h da próxima segunda (18), no Museu Rodin.
O estudo é oriundo de parceria entre a Secretaria de Planejamento (Seplan) e a Secretaria de Cultura (Secult) para subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Estado da Bahia (PDS). A SEP integra a linha editorial da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Seplan. A publicação pode ser obtida também por download gratuito no portal www.sei.ba.gov.br
A técnica da SEI e coordenadora editorial da publicação, Carlota Gottschall, explica a importância dos estudos: "É fundamental discutir a territorialização da cultura e a diversidade cultural regional da Bahia, desse modo contribuímos para a superação dos preconceitos existentes no campo da diversidade cultural. Pois, o preconceito é advindo da falta de conhecimento”. Os autores dos artigos nesta edição são: Milton Moura, Gustavo Falcón, Caio Figueiredo Fernandes Adan, Roberto Nunes Dantas, Lina Maria Brandão de Aras, Ricardo Moreno, Erivaldo Fagundes Neves, Vanessa Magalhães da Silva, Maria Hilda Baqueiro Paraiso e Cristina Nunes.
Nessa edição, os artigos foram ordenados segundo a seguinte classificação: Grande Recôncavo (Recôncavo Afrobarroco e Recôncavo Sul); Grande Sertão (Sertão de Canudos; Sertão do Couro e Sertão do São Francisco); Chapada Diamantina; Serra Geral/Sudoeste; Oeste; Litoral Sul e Extremo Sul. A participação da Secult para produzir a publicação é referendada no fato de ser a primeira Secretaria a adotar a política territorial construída pela Seplan, ao democratizar e descentralizar as ações e recursos conforme a nova divisão do estado em Territórios de Identidade, a partir de 2007.