ACERVO DE JORNAIS E REVISTAS DO SÉCULO XIX E XX DIGITALIZADOS


RIO DE JANEIRO (Da Redação), 5 de dezembro - O Arquivo Público do Estado de São Paulo reformulou recentemente o site temático Memória da Imprensa. A página mostra a cobertura de jornais e revistas dos séculos XIX e XX sobre diversos assuntos da época. Com atualização a cada três meses, o acervo é dividido em seis editorias, assim como um jornal atual: Nacional, Local, Cultura, Esportes, Gastronomia e Moda. Segundo comunicado oficial, um dos destaques desta edição, a editoria Nacional traz a repercussão pública do decreto de abolição da escravatura, em 1888. Já a seção Esportes mostra as competições de "foot-ball" e "cyclismo" nos clubes Espéria e Paulistano, em 1903. Em Gastronomia, o leitor aprende a fazer feijão branco "au gratin" e "omellete recheada a’italiana". Para as mulheres, o site mostra as últimas tendências em chapéus, manteletes e espartilhos para o verão de 1855. Em Cultura, destaque para postais escritos à mão pelo poeta Olavo Bilac e publicados na Revista A Lua, em 1910. Ao clicar em uma determinada notícia, surge um arquivo com o periódico escolhido e página na qual a matéria foi publicada.
Um dos objetivos do projeto é chamar a atenção para o acervo, muitas vezes desconhecido. "A ideia é mostrar notícias de jornais e revistas desde o século XIX e, dessa maneira, despertar o interesse da população por este acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo", explica Carlos Bacellar, coordenador da instituição. Entre os títulos digitalizados estão exemplares dos jornais Farol Paulistano (1829), Correio Paulistano (1867) e Jornal das Senhoras (1952) e das revistas Vida Paulista (1903), Moderna (1898), O Pharol (1908), Palco Ilustrado (1908) e Capital Paulista (1900), entre outros.
 
UMA DAS MAIORES HEMEROTECAS DO ESTADO
 
Outra novidade do site é a seção Colaborações, no qual serão publicados artigos sobre a História da Imprensa no Brasil, escritos por convidados. Essa primeira edição divulga o artigo "A Imprensa Oficial no Período Imperial na Província de São Paulo", escrito por Julio Couto Filho, pesquisador e funcionário do Arquivo Público.
A Hemeroteca do Arquivo Público é uma das maiores do Estado de São Paulo e possui atualmente 1.195 títulos de revistas e 1.369 títulos de jornais disponíveis para consulta. Além disso, o Arquivo Público do Estado é responsável, desde 2008, pela coleção de periódicos do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP).
Ainda de acordo com comunicado, para o tratamento técnico deste acervo, teve início recentemente o projeto Memória da Imprensa Periódica em São Paulo e pretende digitalizar cerca de dois mil títulos relativos à imprensa paulista até o final de 2012. JW.
 
FONTE: 
 
ACESSE: